17 maio 2008

O desacreditar céptico


«A meu ver, não há qualquer razão que leve as pessoas a acreditar na existência de monstros em lagos»

Steuart Campbell

A confirmação da existência do Nessie é algo que vai continuar a assombrar os criptozoólogos por muitos anos. Apesar das provas, evidências e raciocínios lógicos que levam à descredibilização do mito, o folclore e a crença em superstições antigas vão perpetuá-lo nos tempos que estão para vir…

A Ciência necessita, obrigatoriamente, de provas concretas que sirvam de base de apoio a uma determinada tese. E, de facto, existem provas mais do que suficientes para chegar a uma conclusão: “o monstro do Lago Ness não existe” (citação de muitos cépticos).

Todas as provas que indicam a existência de tal criatura ou foram falsificadas, ou mal interpretadas. Recordamos a fotografia do cirurgião como expoente máximo das falsificações e embustes sobre o monstro do Lago Ness. Quanto às provas mal interpretadas, damos o exemplo de avistamentos de lontras e troncos a flutuar, ingenuamente confundidos com o Kelpie, e manchas de cardumes em sonares, que de alguma forma se parecem um ser subaquático de grandes proporções.

A verdade é que, desde a criação deste mito, têm surgido centenas de avistamentos e provas materiais que apenas servem para ridicularizar o mito.

Sem comentários: