15 abril 2008

Os mitos e as lendas


Durante anos a Humanidade serviu-se de histórias simples para explicar o mundo e a natureza. Essas histórias tinham a sua importância e o seu lugar nas respectivas culturas de origem e eram transmitidas ao longo dos tempos, por vezes atravessaram vários séculos, de boca em boca, por via oral. Os mitos e histórias atravessam culturas, são recontados e revividos constantemente, sempre de uma nova maneira. Estes mitos eram as histórias dos primórdios da cultura, sobre a forma como as pessoas viviam e como encaravam os fenómenos naturais à sua volta.
Muitos mitos são rejeitados pela ciência, visto que tem as suas explicações racionais para os fenómenos. No entanto, os mitos contêm ainda uma verdade: a da imaginação, embora esta não seja a verdade científica, impossível de se medir e de prever.




Em cima, os exemplos de uma pintura rupestre e de uma gravura em Foz Côa, demonstram muito bem que as palavras não eram os únicos meios utilizados para a transmissão da cultura. Na Criptozoologia e mesmo na reconhecida Paleontologia, as pinturas e vestígios deixados pelos nossos antepassados são, muitas vezes, uma importante prova para a existência de um animal.

Nos mitos, os animais entram normalmente ligados a juízos de valor e moral, quase como nas fábulas que todos ouvimos na nossa infância.

"Existe algo de poderoso nos mitos que transcende tanto a razão quanto as fronteiras de uma cultura"

Segundo Carl Jung, os mitos dão voz à verdade do nosso inconsciente, corporizando aspectos da criatividade, inteligência, sensibilidade e da história de um povo. E isso é bem visível quando comparamos fósseis de animais e monstros das lendas antigas.

1. As sereias

Os mitos e as lendas dos humanos-peixe atravessaram inúmeras culturas, mas tiveram maior importância nos povos que buscaram a sua sorte em longas viagens através do mar. São exemplo disso as lendas nórdicas e gregas, nas quais os marinheiros encontravam belos seres que os chamavam para as águas mortais. O próprio Colombo anotou no seu diário de bordo encontros com estes fabulosos animais.
Muito provavelmente nós, nos dias de hoje, ainda vemos as sereias. E chamamos-lhes muitos nomes Mas agora "elas" foram catalogadas pela ciência.
Golfinhos e manatins assemelham-se às descrições das lendas. Em todas elas, as sereias surgem-nos como "mulheres-peixe", no entanto as suas caudas de "peixe" surgiram nas mais antigas ilustrações extremamente semelhantes às caudas dos mamíferos marinhos.

Vamos fazer contas: sereias=caudas de mamíferos marinhos=golfinhos ou manatins


2. Unicórnios



Já todos ouvimos falar em unicórnios: aqueles cavalos brancos mágicos, com um só corno na testa. Durante séculos, especialmente durante a Idade Média, circulavam pelas cortes inúmeros exemplares de chifres de unicórnio, vindos das distantes terras do norte...

Vamos fazer mais contas: norte=países nórdicos=Mar do Norte e Oceano Árctico=narvais=corno

3. Dragões


A maioria dos mitos sobre dragões chegou à Europa vinda do Leste, das estradas e rotas comerciais que atravessavam toda a Ásia, incluindo o Deserto de Gobi. Actualmente este deserto é muito conhecido devido às imensas jazidas de fósseis animais, de dinossauros em especial.

Mais contas: fósseis=esqueletos de animais grandes=explicações simples da natureza=dragões



Sem comentários: