22 janeiro 2008

Introdução à Criptozoologia

Criptozoologia? O nome, ao princípio, provoca sempre o mesmo efeito de espanto em todos o que o ouvem: O que raio é isso?

Ora a Criptozoologia é uma ciência de "fronteira" - sim, ciência de "fronteira" pois não possui o estatuto de ciência comprovada - que se dedica à procura/estudo de animais ainda desconhecidos, alguns dos quais não passam de meras invenções da mente humana e do folclore. Mas até que ponto é que a realidade e ficção se distinguem? Bem, é aí que entra a Criptozoologia...

Os contributos para esta "ciência" provêm de especialistas de outras áreas, nomeadamente Biólogos. Infelizmente, os que se dedicam à Criptozoologia vêem-se, muitas vezes "sozinhos", pois do Estado não há qualquer tipo de apoio financeiro.

Pode-se então definir a Criptozoologia como uma "ciência de fronteira", que luta para se fixar como ciência comprovada e plausível...

1 comentário:

Anónimo disse...

Um bem-haja.
Somos também como vocês um grupo de Área de Projecto decidido em debruçar-nos sobre o fantástico tema da Criptozoologia e aplaudimos a vossa iniciativa de criar este blog, por sinal tão completo e acessível.
Obrigado pela futura fonte de informação.
ps: Contem com um agradecimento especial nos créditos do documentário que iremos fazer. (eheh)